O que são UAN´s e como surgiram...
O Setor de Alimentação Coletiva tem como função alimentar as pessoas fora de seu domicílio. Fazem parte dele, as Unidades de Alimentação e Nutrição – UANs, às quais fabricam refeições em grandes quantidades e por essa razão possuem processos produtivos diferenciados diariamente. Para que suas atividades possam ser adequadamente desempenhadas, as UANs precisam planejar, programar e controlar tanto suas atividades principais quanto as secundárias.
O objetivo de uma UAN é satisfazer seu cliente, fornecendo-lhe uma refeição nutricionalmente equilibrada, com bom nível sanitário e adequada para a manutenção e/ou recuperação de sua saúde. Para tanto, essas empresas são responsáveis por comprar, receber e armazenar alimentos in natura ou semi-processados e processá-los para distribuir refeições a diferentes tipos de clientes.
As UANs, possuem ainda uma estrutura administrativa simples e um funcionamento complexo, englobando atividades com funções técnicas, administrativas, comerciais, financeiras, contábeis e de segurança.
Nas últimas décadas o setor de alimentação coletiva sofreu modificações em sua tecnologia, representada por equipamentos, técnicas e métodos operacionais, resultando em mudanças no modo de organizar o trabalho desenvolvido nas Unidades de Alimentação e Nutrição – UANs.
Assim, as UANs preocupam-se agora não apenas com a qualidade do alimento já pronto, mas com os fatores que podem interferir na qualidade da preparação durante o fornecimento de matéria-prima, no armazenamento e na sua produção
Antes da abertura do mercado, na década de 1980, podia-se definir o consumidor brasileiro de alimentos como alguém inexperiente, desinformado e conservador.
A partir da década de 1990, com a abertura de mercado e a crescente importação de produtos, o consumidor tornou-se mais exigente, desconfiado e integrado aos processos de consumo; enquanto que as empresas de alimentação perceberam a necessidade de evolução, para acompanhar as tendências mundiais de saúde e prestação de serviços.
O consumidor já não aceita um serviço simples e comum, com altos preços e baixa qualidade.
Assim, as empresas do setor de alimentação perceberam a necessidade de evoluir acompanhando as tendências mundiais de saúde e prestação de serviços, entenderam a necessidade de personalizar os serviços e baixar custos, com o objetivo de aumentar a competitividade e o grau de fidelização dos clientes
Os restaurantes industriais formam um conjunto bastante heterogêneo de serviços, cuja finalidade comum é administrar a produção de alimentos para seu consumo no próprio local ou para serem transportados até os usuários.
A alimentação institucional pode ser considerada como uma produtora de refeições em grande escala para populações específicas, e subdivide-se em cinco segmentos: alimentação em empresas, alimentação em serviços de saúde, catering de bordo, alimentação escolar e alimentação das Forças Armadas.
Já a alimentação comercial é o segmento de varejo, com grande visibilidade para o público em geral e compreende um outro segmento do Setor de Alimentação Coletiva. O restaurante comercial tem como público qualquer pessoa que opte por realizar a sua refeição (almoço, jantar, lanches) neste estabelecimento, englobando os restaurantes de comida a quilo, a la carte e de comida rápida (fast food).
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