O que são UAN´s e como surgiram...



O Setor de Alimentação Coletiva tem como função alimentar as pessoas fora de seu domicílio. Fazem parte dele, as Unidades de Alimentação Nutrição  UANs, às quais fabricam refeições em grandes quantidades e por essa razão possuem processos produtivos diferenciados diariamente. Para que suas atividades possam ser adequadamente desempenhadas, as UAN precisam planejar, programar e controlar tanto suas atividades principais quanto as secundárias.

O objetivo de uma UAN é satisfazer seu cliente, fornecendo-lhe uma refeição nutricionalmente equilibrada, com bom nível sanitário e adequada para a manutenção e/ou recuperação de sua saúde. Para tanto, essas empresas são responsáveis por comprar, receber e armazenar alimentos in natura ou semi-processados e processá-los para distribuir refeições a diferentes tipos de clientes.

As UANs, possuem ainda uma estrutura administrativa simples e um funcionamento complexo, englobando atividades com funções técnicas, administrativas, comerciais, financeiras, contábeis e de segurança.

Nas últimas décadas o setor de alimentação coletiva sofreu modificações em sua tecnologia, representada por equipamentos, técnicas e métodos operacionais, resultando em mudanças no modo de organizar o trabalho desenvolvido nas Unidades de Alimentação e Nutrição – UANs.

Assim, as UANs preocupam-se agora não apenas com a qualidade do alimento já pronto, mas com os fatores que podem interferir na qualidade da preparação durante o fornecimento de matéria-prima, no armazenamento e na sua produção

Antes da abertura do mercado, na década de 1980, podia-se definir o consumidor brasileiro de alimentos como alguém inexperiente, desinformado e conservador.

A partir da década de 1990, com a abertura de mercado e a crescente importação de produtos, o consumidor tornou-se mais exigente, desconfiado e integrado aos processos de consumo; enquanto que as empresas de alimentação perceberam a necessidade de evolução, para acompanhar as tendências mundiais de saúde e prestação de serviços.

O consumidor já não aceita um serviço simples e comum, com altos preços e baixa qualidade.

Assim, as empresas do setor de alimentação perceberam a necessidade de evoluir acompanhando as tendências mundiais de saúde e prestação de serviços, entenderam a necessidade de personalizar os serviços e baixar custos, com o objetivo de aumentar a competitividade e o grau de fidelização dos clientes

Os restaurantes industriais formam um conjunto bastante heterogêneo de serviços, cuja finalidade comum é administrar a produção de alimentos para seu consumo no próprio local ou para serem transportados até os usuários.

alimentação institucional pode ser considerada como uma produtora de refeições em grande escala para populações específicas, e subdivide-se em cinco segmentos: alimentação em empresas, alimentação em serviços de saúde, catering de bordo, alimentação escolar e alimentação das Forças Armadas.

Já a alimentação comercial é o segmento de varejo, com grande visibilidade para o público em geral e compreende um outro segmento do Setor de Alimentação Coletiva. O restaurante comercial tem como público qualquer pessoa que opte por realizar a sua refeição (almoço, jantar, lanches) neste estabelecimento, englobando os restaurantes de comida a quilo, a la carte e de comida rápida (fast food).

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