Formação de custo em UAN
Dentro do segmento de restaurantes comerciais, o preço de venda dos
produtos finais, na prática, é calculado a partir de:
Custo da mercadoria
Custo com despesas gerais e operacionais e lucro
Equivalente a 1/3 do preço final da venda
gastos com matérias-primas
como gêneros alimentícios (GA)
descartáveis e limpeza
O custo da mercadoria vendida
(CMV) é obtida pela diferença entre o estoque inicial e o estoque final, dividido
sobre a receita total nas vendas:
CMV = Estoque inicial + compra de matéria-prima – Estoque final
Receita total das vendas
O valor obtido, na prática, deve ficar entre 28 e 30%.
Custo com despesas gerias e operacionais
Equivalente a 2/3 do preço final da venda, todos os valores utilizados de forma
indireta na produção. Esses valores geralmente se compõem de custos fixos
com:
Aluguel
Salários (60% das despesas gerais)
Telefone
EPI impostos (7% do faturamento total)
água, energia e gás
Contabilizar também custos não programados com as perdas: produtos
vencidos, quebra de materiais.
A margem de lucro ou lucro operacional é o
valor esperado após o pagamento de todas as despesas. Parte dela pode ser
utilizada como retorno de capital ou para novos investimentos ou seja o preço
de venda inclui vários fatores para chegar neo seu preço de venda.
Preço de venda = custo da mercadoria + despesas gerias e operacionais +
lucro
Para estipular o preço de venda inicialmente, acrescenta-se ao custo das
mercadorias vendidas (CMV) um “fator de multiplicação”, que, em média, é de
3.
Exemplo:
Receita bruta (+) = R$ 3.000,00
Despesas gerais (-)= R$ 1.300,00
Despesas operacionais (-)= R$ 150,00
CMV (-)= R$ 1.000,00 (33%)
Lucro bruto = R$ 550,00 (18%)
Comparar o preço com o mercado e com os valores usados pela concorrência.
É imprescindível que exista na UAN um profissional habilitado no serviço,
capaz de fazer levantamentos da situação atual, planejamento, aplicação do
conhecimento técnico e acompanhamento constante de processo de trabalho.
REFERÊNCIAS
ABREU, E. S.; SPINELLI, M. G. N. Gestão de Unidades de Alimentação e
Nutrição: um modo de fazer. 1. ed. São Paulo: Editora Metha, 2003, 202 p.
VAZ, C. S. Restaurantes – Controlando custos e aumentando lucros. Brasília,
Ed. LGE, 2006, 196 p.
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