Quem sou eu? Porque comecei um blog em 2020?
Será que ela quer ser vintage? Porque não foi para o Instagram ou tiktok quem sabe?
Oii
Meu nome é Daisy, sou mineira de Sete Lagoas. Tenho 30 anos (não que isso tenha alguma relevância), sou leonina com ascendente em touro e lua em sagitário (pode ter alguma relevância... teimosia quem sabe?). Mas esse primeiro post quero explicar o que me coloca em pleno (talvez, acho que agora sim) pico de pandemia, a começar a escrever um blog, e não um tiktok ou mesmo usar o instagram como tantos outros.
Para começar a explicar como cheguei aqui, vou ordenar os fatos que me põe a escrever esse blog (bem Dom Casmurro, sim!). Para começar a escrever, quero falar desde minha época da faculdade, onde sempre amei ensinar e criar métodos de se organizar. Sempre achei que iria para este lado de ensinar (Cheia de sonhos era ela!!). Mas assim que formei, veio logo aquela pressão para procura do primeiro emprego. E onde é a porta de entrada da nutricionista sem experiencia ou dinheiro para investir em cursos após a faculdade vai: UAN. Para quem não sabe UAN são unidade de alimentação e nutrição, são os restaurantes de empresas, escolas, presídios, etc. Lá atuam profissionais que são responsáveis técnicos, e tem por objetivo garantir a qualidade higiênico-sanitário do estabelecimentos. Mas além disso, também atuam na gestão geral da unidade: RH, custos, planejamento, SESMT, treinamento de equipe, resultados, estoque, fiscal e até logística. A UAN/Cozinha é como um negócio que foi entregue na mão desse novo profissional. E contando tudo isso, quem estiver lendo deve pensar: será que esse profissional tem preparo para isso? Mas porque ela faz tudo isso?...
Pois eu te falo que aprendemos na prática, na garra, ouso dizer que muitos colegas de profissão fazem os processos e não tem a menor noção ou embasamento teórico para o que fazem. É puramente intuitivo! Algumas vezes, alguns até fazem algum curso de pós em gestão e vão ver na teoria tudo que já fazem intuitivamente em suas unidades. As grandes empresas de alimentação tem tudo em processo, e o profissional precisa se adequar e acompanhar o procedimento (Eu acho que isso até acomoda o profissional de UAN, porque ele só faz). Mas não vou entrar nesse detalhe, porque cada unidade é uma realidade. Conheço nutri que só se o dia fosse de 36h para se atualizar e voltar a estudar. E olha que se fosse 36h, a cozinha ainda tomava conta das outras 12h.
O que eu quero falar com tudo isso? Até chegar ao ponto de ser intuitivo, passamos por muito stress. E como já fui stressada e descobri que não sabia lidar com o stress! Sou daquelas que por fora sou o poço de calma, e por dentro só a adrenal na alta. Uma semana depois do episódio de stress, aparecia com o pescoço torto, manchas no corpo, rouca de gastrite...
Credo Daisy, UAN então é muito cruel ne? Cheguei a odiar e respirar para entrar numa cozinha, fazer vomito todo dia acordava (e para me acalmar ainda tentava pensar que não era só minha profissão que era ruim assim). Mas não foi de tudo só ruim, aprendi demais!!! Mas muito mesmo, e sou uma profissional melhor por isso. Sei exatamente como alcançar uma equipe. Sei me organizar e ter visão geral de negócio. Isso me ajudou e ajuda muito nas minhas relações pessoais, a trabalhar em grupo. A cozinha me amadureceu e me fez uma pessoa melhor, eu sinto que precisei passar por tudo que passei. No final, depois de tudo que passei e com a segurança que tenho hoje, posso dizer que gosto de UAN. Isso porque hoje sei administrar o que acontece lá.
Mas depois de quase 10 anos atuando em cozinha, senti que chegou a hora de mudar o foco. Decidi sair e apostar em outras áreas onde pudesse ver o outro lado da nutrição e talvez contribuir com minha experiencia de outra forma. Talvez até retormar o gosto e sonho pela docência quem sabe? Saí da empresa que trabalhava justamente em pleno inicio de pandemia. Com isso pensei: E agora? Como ficam meus planos? O Covid-19 e o isolamento domiciliar pegou todo mundo de surpresa. As palavras do momento são empatia e resiliência. Mas precisava fazer alguma coisa. Primeiro busquei me atualizar para sair mais forte disso tudo, até mesmo para me encontrar e ver onde gostaria de me enfocar. E depois passei a buscar também conhecimento para auto cuidado.
E tudo que encontro: lives, posts, videos, artigos... tem sido muito rico! E de alguma forma gostaria de começar também a produzir conteúdo, e deixar minha marca para ser útil a alguém. Pensei primeiro em usar meu instagram para fazer isso! Mas acho que ainda não é o momento de postar pelo meu instagram... Ainda estou um pouco tímida para isso! Até comecei modestamente por lá a soltar alguns conteúdos... Mas vou associar os dois!
Quem quiser me segue lá no @dchagasas
Se você chegou até o final deste texto, muitíssimo obrigada! E espero que goste do meu conteúdo!
Comentários
Postar um comentário